A webcam não funciona no Windows 10

Sua webcam pode não funcionar no Windows 10 por vários motivos. As etapas normais de solução de problemas se aplicam, mas o Windows 10 tem uma nova opção para todo o sistema que desativa completamente a webcam em todos os aplicativos.

Verifique as opções de câmera do Windows 10

No Windows 10, o aplicativo Configurações tem alguns botões que desabilitam a webcam em todos os aplicativos. Se você desativar sua webcam aqui, nem mesmo os aplicativos de desktop poderão usá-la.

Isto é um pouco confuso. Em geral, as opções de permissões de aplicativos em Configurações> Privacidade afetam principalmente os novos aplicativos do Windows 10 da Loja, também conhecidos como aplicativos UWP. Mas as opções de webcam também afetam os aplicativos de desktop.

Se sua webcam não estiver funcionando, vá para Configurações> Privacidade> Câmera.

Na parte superior da janela, certifique-se de que diz “Acesso à câmera para este dispositivo ativado.” Se disser que o acesso à câmera está desativado, clique no botão “Alterar” e defina-o como “Ativado”. Se o acesso à câmera estiver desativado, o Windows e os aplicativos em seu sistema não poderão usar a webcam. Nem mesmo o login do Windows Hello funcionará.

Abaixo disso, certifique-se de que “Permitir que aplicativos acessem sua câmera” também esteja definido como “Ativado”. Se estiver definido como Desligado, nenhum aplicativo em seu sistema – incluindo aplicativos de desktop – pode ver ou usar sua câmera. No entanto, o sistema operacional Windows ainda pode usar sua câmera para recursos como o Windows Hello.

Em “Escolha quais aplicativos podem acessar sua câmera”, verifique se o aplicativo que deseja acessar sua câmera não está listado e definido como “Desligado”. Se aparecer nesta lista, defina-o como “Ligado”.

Observe que os aplicativos de desktop tradicionais não aparecem nesta lista. Apenas os aplicativos da Loja aparecem aqui. Os aplicativos de desktop tradicionais sempre podem acessar sua webcam, desde que você tenha habilitado as opções “Permitir acesso à câmera neste dispositivo” e “Permitir que aplicativos acessem sua câmera” em todo o sistema.

Contanto que as opções acima estejam definidas corretamente, o Windows 10 não deve atrapalhar. Restam apenas as etapas tradicionais de solução de problemas de webcam.

Certifique-se de que sua webcam não esteja desativada de outras maneiras

Já cobrimos algumas outras maneiras de desabilitar sua webcam. Além de simplesmente desconectá-lo, você pode desativar a webcam na tela de configurações do BIOS ou do firmware UEFI em alguns laptops. Essa opção é encontrada com mais frequência em laptops empresariais, pois oferece às empresas uma maneira de desativar o acesso à webcam com segurança. Se você já desativou sua webcam no BIOS ou firmware UEFI, será necessário reativá-la a partir daí.

Também é possível desativar o dispositivo de webcam no Gerenciador de Dispositivos do Windows. Isso impedirá que ele funcione até que você o reative. Se você desativou sua webcam anteriormente dessa forma, precisará retornar ao Gerenciador de dispositivos e reativar o dispositivo.

Instalar ou atualizar os drivers da webcam

O Windows 10 tenta instalar drivers de dispositivo sempre que você conecta um dispositivo automaticamente e geralmente funciona. Mas nem sempre funciona corretamente. Em alguns casos, pode ser necessário baixar um pacote de instalação do driver de dispositivo do site do fabricante da webcam e instalá-lo você mesmo.

Mesmo se você já tiver baixado os drivers, tente acessar o site do fabricante da webcam e baixar o pacote de driver mais recente para atualizar os drivers do dispositivo. O site do fabricante também deve fornecer instruções adicionais de solução de problemas para a sua webcam.

Verifique novamente as conexões físicas

Se nenhum aplicativo puder ver sua webcam, vale a pena verificar se ela está conectada corretamente. Tentamos solucionar problemas de hardware muitas vezes e percebemos que não conectamos o cabo corretamente. Acontece.

Se você tiver uma webcam USB, verifique se o cabo USB da webcam está conectado à porta USB do computador. Desconecte-o e conecte-o novamente para garantir que esteja preso com segurança e não esteja solto. Algumas webcams têm luzes que aparecem quando são conectadas. Nesse caso, observe se uma luz acende depois de conectar a webcam. Também vale a pena tentar outra porta USB em seu computador, pois um problema com a porta USB de seu computador pode fazer com que a webcam não funcione corretamente.

Se você tem uma webcam embutida em seu laptop, não há nenhum cabo para recolocar. Mas você deve garantir que não cobriu acidentalmente a webcam. Os laptops mais novos estão começando a incluir tampas integradas que você pode deslizar sobre a webcam quando não a estiver usando.

Escolha o seu dispositivo de webcam

Ok, o Windows não está bloqueando sua webcam, você tem os drivers corretos instalados e ela está conectada com segurança. O que pode estar errado?

Bem, talvez você precise definir as configurações da webcam em qualquer aplicativo que esteja tentando usar. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver vários dispositivos de captura de vídeo conectados ao PC. O aplicativo que você está tentando usar pode estar selecionando automaticamente o errado.

No aplicativo que você está usando, vá até a tela de configurações e procure uma opção que permite selecionar sua webcam preferida. Por exemplo, no Skype, clique no menu> Configurações> Áudio e Vídeo e selecione sua webcam preferida no menu “Câmera”.

Se você não consegue ver a webcam em um aplicativo, talvez esse aplicativo não seja compatível com sua webcam. Por exemplo, os aplicativos da Windows 10 Store (também conhecidos como aplicativos UWP) oferecem suporte apenas a tipos mais novos de webcams. Como a Microsoft coloca, as webcams do Windows 7 podem não funcionar em aplicativos da Store no Windows 10. Mas os aplicativos de desktop ainda suportam tipos mais antigos de webcams. Se sua webcam não aparece em alguns aplicativos, mas aparece em outros, o aplicativo pode não ser compatível com a webcam.

O Skype é particularmente estranho. No Windows 10, a versão para download do Skype e a versão pré-instalada do Skype são quase iguais, mas a versão para download pode ver mais tipos de webcams. Isso porque a versão para download é um aplicativo de desktop clássico e a versão incluída é um aplicativo UWP.

Se ainda não funcionar

Se sua webcam ainda não funcionar em nenhum aplicativo, ela pode estar quebrada. Se for uma webcam USB externa, tente conectá-la a outros PCs e veja se funciona.

Se você ainda estiver dentro do período de garantia do seu laptop (se for embutido) ou do período de garantia da webcam (se for um dispositivo externo), entre em contato com o fabricante e veja se ele pode resolver o seu problema.

Última atualização em fevereiro 16, 2024 por driverbr

Informações adicionais

Se não souber como conectar um dispositivo adicional ao seu computador e precisar de instruções sobre como conectá-lo corretamente, use a barra de pesquisa deste site (localizada na parte superior direita de qualquer página) ou escreva para nós.

Para usar qualquer dispositivo de computador, é necessário um software (driver). Recomenda-se usar o software original incluído com o dispositivo de computador. Se você não tiver o software e não conseguir encontrá-lo no site do fabricante do dispositivo de computador, podemos ajudar. Informe-nos o modelo da sua impressora, scanner, monitor ou outro dispositivo de computador, bem como a versão do sistema operacional (por exemplo: Windows 11, Windows 10, Windows 8, etc.).

Localizar as informações do sistema operacional no Windows 11

Localizar as informações do sistema operacional no Windows 11

Em Especificações do Windows, veja qual edição e versão do Windows estão sendo executadas no dispositivo.

Como descobrir qual versão do sistema operacional está instalada no seu dispositivo Mac. No menu Apple, no canto superior esquerdo da tela, selecione Sobre este Mac. Você deverá ver o nome do macOS, como macOS Sonoma, seguido pelo número da versão. Se também precisar saber o número de compilação, clique no número da versão para exibi-lo.

instalar driverComo instalar o driver se não houver um arquivo setup.exe e como instalar o driver usando o arquivo .INF. Nesse caso, abra o arquivo baixado que deve conter o driver e use o arquivo .INF para instalar. Neste artigo, informaremos e mostraremos como instalar um driver usando um arquivo .INF.
Software para computadorSoftware essencial para qualquer computador. Se você comprou um novo computador ou reinstalou o sistema operacional, nesta página do site você encontrará todos os softwares necessários e as instruções para instalá-los. Software para sistemas operacionais: Windows 11, Windows 10, Windows 8.1, Windows 7, Vista, XP.
software de scannerSe você não conseguir encontrar um software de scanner ou não souber como usar o scanner para digitalizar documentos e fotos. Esse problema ocorre porque algumas impressoras, scanners e multifuncionais têm apenas drivers, mas nenhum software específico para gerenciar o scanner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *