Como consertar “USB Device over current status detected” quando você liga o computador

O erro “USB Device over current status detected System will shut down after 15 seconds” geralmente quando você está montando um novo PC e ligando-o pela primeira vez ou quando a porta USB da placa-mãe está danificada. Este erro é bastante comum e as causas são bastante diversas.

USB Device over current status detected System will shut down after 15 seconds

Esse erro geralmente significa que o computador desligou um dispositivo USB devido a um circuito de sobrecarga. Ele faz isso para proteger seu hardware de danos futuros.

Se você estiver tentando usar uma nova placa-mãe, é possível que ela esteja danificada ou tenha uma falha de fabricação. Este ou algum dispositivo que você está conectando ao USB está danificado, etc. Examinaremos todos os casos como este, um por um, e você poderá verificar qual se encaixa no seu caso.

Solução 1: Diagnóstico de conexão de dispositivos USB

Antes de abrirmos o seu PC e começar a verificar os módulos USB um por um, você deve se certificar de que os dispositivos USB que você está conectando ao PC estão funcionando perfeitamente e não há nenhum problema com eles. Se você estiver usando teclados ou mouses baratos, é possível que eles tenham um curto-circuito que pode causar o aparecimento da mensagem de erro em primeiro lugar.

1. Desconecte todos os dispositivos USB do seu computador. Depois de desconectar os dispositivos, conecte um deles e ligue o computador novamente.

2. Repita isso até conectar todos os dispositivos USB ao computador. Ao longo do caminho, você encontrará um dispositivo problemático que estará causando a mensagem de erro.

Você pode verificar o dispositivo sozinho ou levá-lo ao técnico para consertá-lo.

Solução 2: Verificar as portas USB frontais conectadas

Se você não consegue diagnosticar qual dispositivo pode estar causando a mensagem de erro, geralmente significa que não há nenhum problema com os dispositivos USB. A próxima coisa que você deve verificar são as conexões USB presentes dentro de sua torre / PC.

É possível que os conectores USB presentes em sua torre não estejam conectados corretamente aos pinos de conexão ou as portas USB estejam um pouco danificadas. Portas USB danificadas serão realmente responsáveis ​​pelo estouro e farão com que seu computador desligue.

1. Desligue o computador completamente. Além disso, desconecte o cabo de alimentação da tomada. Abra a caixa do seu computador pela lateral, desapertando as porcas e os parafusos.

2. Depois de ver a placa-mãe, procure os conectores USB. Esses conectores USB provavelmente serão para a parte frontal do PC, já que as conexões para a parte traseira do PC são diretamente conectadas à placa-mãe e você não pode fazer nada a respeito.

3. Depois de localizar os pinos e o soquete, desconecte o conector.

Portas USB danificadas serão realmente responsáveis ​​pelo estouro e farão com que seu computador desligue.

4. Agora ligue o computador e veja se a mensagem de erro persiste. Caso contrário, significa que a entrada USB estava com problemas. Você pode substituí-lo ou solicitar que um técnico verifique.

Solução 3: Atualizando seu BIOS (somente usuários avançados)

BIOS significa Basic Input / Output System e é um firmware usado para realizar a inicialização do hardware durante o processo de inicialização do computador. O sistema BIOS é pré-instalado em seu computador pelo fabricante e é o primeiro software executado quando o computador é inicializado. É mais como uma chave que inicia todos os outros processos em seu computador.

O BIOS também é responsável por testar os componentes de hardware do seu PC e certificar-se de que estejam funcionando corretamente e sem erros. A maior parte do BIOS é projetada especificamente para funcionar com um modelo específico ou placa-mãe. Tradicionalmente, o BIOS era escrito em ROM e o hardware precisava ser substituído ao atualizar o BIOS. Nos sistemas de computador modernos, o BIOS é armazenado na memória flash para que possa ser reescrito sem a ameaça de substituir o hardware.

Houve um feedback positivo dos usuários de que a atualização do BIOS resolveu a mensagem de erro “Dispositivo USB sobre o status atual detectado”.

Nota: Atualize o BIOS por sua própria conta e risco. A atualização do BIOS deve ser mantida como último recurso e deve ser realizada apenas por pessoas que sabem o que estão fazendo. Um pouco de pesquisa sobre a versão do BIOS deve deixar claro se a atualização do BIOS atual resolverá o problema.

Solução 4: verificação de jumpers ausentes

Outro motivo pelo qual seu computador se recusa a inicializar e registra a mensagem de erro é a falta de um jumper. Jumpers são os principais mecanismos pelos quais o conector USB se conecta à placa-mãe. Se algum dos jumpers estiver faltando ou danificado, você receberá a mensagem de erro.

Verifique cada jumper em cada um dos conectores e certifique-se de que estão completos e não danificados de nenhuma forma. Se algum deles estiver faltando, você pode substituí-lo facilmente.

Solução 5: Substituindo a placa-mãe

Se você estiver usando uma nova placa-mãe em seu computador pela primeira vez, é possível que a placa-mãe não esteja funcionando corretamente e alguns módulos estejam danificados. Recebemos muitas respostas de usuários que afirmaram que suas placas-mãe estavam fritas quando chegaram.

Se você tiver uma garantia da placa-mãe, tente devolvê-la ao centro de serviço e ver o que eles podem fazer. Muito provavelmente, você obterá uma troca completa. Além disso, você pode substituir a placa-mãe ou conectar uma temporária. Isso lhe dará uma ideia se todos os outros módulos do computador estão funcionando corretamente ou não.

Última atualização em fevereiro 16, 2024 por driverbr

Informações adicionais

Se não souber como conectar um dispositivo adicional ao seu computador e precisar de instruções sobre como conectá-lo corretamente, use a barra de pesquisa deste site (localizada na parte superior direita de qualquer página) ou escreva para nós.

Para usar qualquer dispositivo de computador, é necessário um software (driver). Recomenda-se usar o software original incluído com o dispositivo de computador. Se você não tiver o software e não conseguir encontrá-lo no site do fabricante do dispositivo de computador, podemos ajudar. Informe-nos o modelo da sua impressora, scanner, monitor ou outro dispositivo de computador, bem como a versão do sistema operacional (por exemplo: Windows 11, Windows 10, Windows 8, etc.).

Localizar as informações do sistema operacional no Windows 11

Localizar as informações do sistema operacional no Windows 11

Em Especificações do Windows, veja qual edição e versão do Windows estão sendo executadas no dispositivo.

Como descobrir qual versão do sistema operacional está instalada no seu dispositivo Mac. No menu Apple, no canto superior esquerdo da tela, selecione Sobre este Mac. Você deverá ver o nome do macOS, como macOS Sonoma, seguido pelo número da versão. Se também precisar saber o número de compilação, clique no número da versão para exibi-lo.

instalar driverComo instalar o driver se não houver um arquivo setup.exe e como instalar o driver usando o arquivo .INF. Nesse caso, abra o arquivo baixado que deve conter o driver e use o arquivo .INF para instalar. Neste artigo, informaremos e mostraremos como instalar um driver usando um arquivo .INF.
Software para computadorSoftware essencial para qualquer computador. Se você comprou um novo computador ou reinstalou o sistema operacional, nesta página do site você encontrará todos os softwares necessários e as instruções para instalá-los. Software para sistemas operacionais: Windows 11, Windows 10, Windows 8.1, Windows 7, Vista, XP.
software de scannerSe você não conseguir encontrar um software de scanner ou não souber como usar o scanner para digitalizar documentos e fotos. Esse problema ocorre porque algumas impressoras, scanners e multifuncionais têm apenas drivers, mas nenhum software específico para gerenciar o scanner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *