Função Descrição. Dispositivos de tecnologia futuros International Ltd FT233HP / FT232HP (Ponte USB de alta velocidade com controlador tipo c / pd3.0.)

Função Descrição

O FT233HP / FT232HP é um USB 2.0 Hi-Speed ​​(480MB / S) para UART / FIFO IC com portas USB Type-C / PD. Pode ser configurado em uma variedade de interfaces serial ou paralelas padrão da indústria, como os modos UART, FIFO, JTAG, SPI (mestre) ou I2C (mestre). Além disso, o FT233HP / FT232HP apresenta a interface FT1248 e suporta um modo FIFO estilo CPU, bit-bang e um modo de interface serial rápido.

O FT233HP possui duas portas Tipo-C / PD, com a porta PD1, suportando as funções do dissipador e da fonte de energia e a porta PD2 (somente ft233hpq e ft233hpl) trabalhando como uma porta do dissipador de energia. Ambas as portas PD suportam perfis de 5V3A, 9V3A, 12V3A, 15V3A e 20V3A PDO, e esses perfis são configuráveis ​​através do EEPROM externo na inicialização ou redefinição. A porta PD1 compartilha o mesmo conector Tipo-C com dados USB, e a porta PD2 é apenas uma porta de energia sem dados USB.

Características principais

Controlador USB Tipo-C / PD. O FT233HP / FT232HP suporta a versão de especificação do USB Type-C 1.3. O FT233HP / FT232HP integra um controlador USB PD 3.0. USB PD Port 1 é USB PD3.0 com a função USB 2.0. A primeira potência USB PD é o dissipador de energia inicial quando a fonte de energia local é apresentada, ela pode se tornar fonte de energia via negociação de PD. O FT233HP possui uma segunda porta de dissipação USB PD para se conectar a uma fonte de energia PD. A função FT233HP / FT232HP USB PD 3.0 é compatível com o padrão USB PD 2.0.

USB Hi-Speed ​​para Interface UART / FIFO. O FT233HP / FT232HP fornece USB 2.0 Hi-Speed ​​(480MBits / s) para interfaces UART / FIFO flexíveis e configuráveis.

Integração funcional. O FT233HP / FT232HP integra um motor de protocolo USB que controla a interface Macrocell Universal Física Macrocell (UTMI) e lida com todos os aspectos da interface de alta velocidade USB 2.0. O FT233HP / FT232HP inclui um regulador Integrado + 1.2V Baixo Drop-Out (LDO). Também inclui buffers de dados de 1kbytes TX e RX. O FT233HP / FT232HP integra todo o protocolo USB no chip sem necessidade de firmware.

MPSSE. Motores seriais síncronos multi-protocolo (MPSSE), capazes de acelerar até 30 Mbits / s, fornece configurações flexíveis de interface síncrona.

Interface FT1248. O FT233HP / FT232HP suporta uma nova interface FT1248 semestrália proprietária com uma interface de barramento de dados bidirecional variável que pode ser configurada como 1, 2, 4 ou 8-bits de largura e isso permite a flexibilidade para expandir o tamanho dos dados ônibus para 8 pinos. Para obter detalhes sobre os modos de 2 bits, 4 bits e 8 bits, consulte a Nota de Aplicativo An_167 FT1248 Serial Paralelo Paralelo Básico.

Taxa de transferência de dados. O FT233HP / FT232HP suporta uma taxa de transferência de dados até 12 mbaud quando configurada como uma interface UART RS232 / RS422 / RS485 até 40 mbytes / segundo sobre uma interface FIFO paralela síncrona 245 ou até 8 mbyte / s acima de uma interface FIFO assíncrona 245 . Por favor, note que o FT233HP / FT232HP não suporta as taxas de transmissão de 7 mbaud 9 mbaud, 10 mbaud e 11 mbaud.

Temporizador de latência. Um recurso do driver usado como um tempo limite para transmitir pacotes curtos de dados de volta ao PC. O padrão é 16ms, mas pode ser alterado entre 1ms e 255ms.

Funcionalidade de ônibus (acbus), inversão de sinal e seleção de resistência à unidade. Existem 11 pinos de E / S configuráveis ​​da ACBUS. Essas opções configuráveis ​​são:

1. Txden – transmitir Ativar para projetos RS485.
2. PWREN # – Controle de energia para poder de alta potência, desenhos movidos a ônibus.
3. Txled # – para pulsar um LED após a transmissão de dados.
4. RXLED # – para pulsar um LED após receber dados.
5. TX & RXLED # – O que pulsará um LED após a transmissão ou a recepção de dados.
6. Sleep # – indica que o dispositivo entrando para o modo de suspensão USB.
7. CLK30 / CLK15 / CLK7.5 – 30MHz, 15MHz e opções de sinal de saída de relógio de 7.5MHz.
8. Trist-PU – Entrada puxada para cima, não usada
9. Drive 1 – saída de saída de alta
10. Drive 0 – saída de condução baixa
11. Modo de E / S – ACBUS Bit Bang

Os pinos da ACBUS também podem ser configurados individualmente como Pinos GPIO, semelhantes ao modo de bang assíncrono. É possível usar este modo enquanto a interface UART estiver sendo usada, fornecendo até 4 pinos de E / S de finalidade geral (ACBUS 5, 6, 8 e 9) que estão disponíveis durante a operação normal. As linhas ACBUS podem ser configuradas com qualquer uma dessas opções de entrada / saída, definindo bits no EEPROM externo.

Descrições de bloco funcional

Tipo-c / pd phy e controlador. O FT233HP (ft233hpq e ft233hpl only) possui duas portas tipo C / PD. Cada porta tem a camada física do tipo C / PD requerida (phy) e controladores. A porta PD1 possui interruptores VCONN integrados suportando até 100MW VConn Power.
Motor de política de PD. O mecanismo de política PD é um processador 32bit RISC com RAM de dados 8KB e ROM de 48KB. Ele gerencia tanto o PD Port 1 quanto a porta 2. As configurações PD padrão são armazenadas no código-ROM. A porta PD1 pode atuar como pia de potência ou função de origem, suportando a troca de função normal de energia. Porta PD2 (somente FT233HPq e FT233HPL) atua como pia de energia, que pode ser conectado a um carregador de PD. Ao usar um EEPROM externo, é possível alterar a configuração do PD com base em casos de uso específicos, como a pia da porta 1, a porta 1 pia / azedo CE ou PD Carregou da porta 2 para a porta 1. PDO Tensão / Perfis de corrente também podem ser personalizados usando EEPROM.
Interface de escravo i2c. O aplicativo também pode optar por controlar a política do PD por MCU externo por meio da interface I2C. Neste caso, o mecanismo de política PD integrado é interrompido. O MCU externo tem controle total para os dois registros do PD Controller (somente FT233HPQ e FT233HPL apenas) por meio do I2C. Um sinal de interrupção também é fornecido, de modo que uma interrupção para uma MCU externa pudesse ser declarada quando ocorrer um evento PD.
Bloco gpio. O bloco GPIO fornece até 8 pinos GPIO, que podem ser usados ​​como controles de chave de energia com base na política e perfis PD.

Controladores UART / FIFO multi-propósito. O FT233HP / FT232HP possui um controlador independente UART / FIFO. Isso controla os dados do UART, 245 dados FIFO, o modo de serial rápido (isolamento opto) ou bit-bang que podem ser selecionados pelo comando SETUP (FT_SETBITMODE). Cada controlador UART / FIFO multi-propósito também contém um MPSSE (mecanismo serial síncrono multi-protocolo). Usando este MPSSE, o controlador UART / FIFO multi-propósito pode ser configurado em comando de software, para ter um dos MPSSE (SPI (mestre), I2C e jtag).

Motor de protocolo USB e controle FIFO. O protocolo USB controla e gerencia a interface entre o UTMI PHY e os FIFOS do chip. Também lida com o gerenciamento de energia e a especificação do protocolo USB.

Porta FIFO TX Buffer (1kbytes). Os dados do PC Host são armazenados nesses buffers a serem usados ​​pelos controladores UART / FIFO multiusos. Isso é controlado pelo motor de protocolo USB e no bloco de controle FIFO.

Porta FIFO RX Buffer (1kbytes). Os dados dos controladores UART / FIFO multi-propósito são armazenados nesses blocos a serem enviados de volta ao PC Host quando solicitado. Isso é controlado pelo motor de protocolo USB e no bloco de controle FIFO.

Redefinir Generator – A célula do gerador de redefinição integrada fornece uma redefinição de energia confiável para o circuito interno do dispositivo na inicialização. A entrada de redefinição (com largura de pulso min) permite que um dispositivo externo redefina o FT233HP / FT232HP. RESET # deve ser amarrado a VCCIO (+ 3.3V) se não estiver sendo usado.

Geradores de taxa de transmissão – Os geradores de taxa de transmissão fornecem uma entrada X16 ou X10 para o UART de um relógio de referência de 120MHz e consiste de um pré-escalador de 14 bits e 4 bits de registro que fornecem um ajuste fino da taxa de transmissão (usada para dividir por um número mais uma fração). Isso determina a taxa de transmissão do UART que é programável de 183 bauds para 12 mbaud. Veja o aplicativo FTDI Nota An_120 Aliasing Taxas de transmissão VCP para mais detalhes.

Interface EEPROM. Eeprom é opcional. Quando usado sem um EEPROM externo, o FT233HP / FT232HP é padronizado a um USB para um dispositivo de porta serial assíncrono com perfis padrão em 2 portas de 2 tipos C / PD. Adicionar um 93LC66 EEPROM externo Permite a personalização do USB VID, PID, número de série, strings de descrição do produto e valor do descritor de energia do FT233HP / FT232HP para aplicativos OEM, bem como configurações de porta PD e perfis de energia PD. Outros parâmetros controlados pelo EEPROM incluem Wake Up remoto, puxão macio para baixo na força de desligamento de energia e de E / S PIN.

O EEPROM deve ter uma ampla configuração de 16 bits, como um microchip 93lc66b ou equivalente a uma taxa de clock de 1Mbit / s no VCC = 3.0V a 3.6V. O EEPROM é programável no circuito em USB usando um programa utilitário chamado FT_PROG disponível no site da FTDI – https://www.ftdichip.com/. Isso permite que uma parte em branco seja soldada no PCB e programada como parte do processo de fabricação e teste. Se nenhum EEPROM estiver conectado (ou o EEPROM estiver em branco), o FT233HP / FT232HP será padrão para as portas seriais. O dispositivo usa seu vid padrão integrado (0403), PID (6044), descrição do produto e valor do descritor de energia. Nesse caso, o dispositivo não terá um número de série como parte do descritor USB.

Regulador LDO. O regulador LDO + 1.2V gera os volts +1.2 para o núcleo e a célula transceptor USB. Sua entrada (VREGIN) deve ser conectada a uma fonte de energia externa + 3.3V. Também é recomendado adicionar um capacitor de filtragem externo ao Vregin. Não há conexão direta a partir da saída + 1.2V (VREGOUT) e as funções internas do FT233HP / FT232HP. O PCB deve ser roteado para conectar o VRegout aos pinos que exigem o + 1.2V, incluindo Vregin.

Utmi phy. A célula de interface física do Universal Transceptor Macrocell (UTMI). Este bloco lida com a função de serdes (Serialise – Deserialise) de velocidade total / Hi-Speed ​​para os dados USB TX / RX. Isto
Também fornece os relógios para o resto do chip. Um cristal de 12 MHz com ± 30ppm deve ser conectado ao
Osci e Os pinos de Osco ou 12 MHz Oscilador devem ser conectados ao Osci, e a OSCO não é deixada desconectada. Um resistor de 12k Ohm deve ser conectado entre a Ref e o GND no PCB.

As funções UTMI PHY incluem:

• Suporta 480 mbit / s “Hi-Speed” (HS) / 12 Mbit / s “velocidade máxima” (FS).
• Geração e verificação de sincronização / EOP
• Recuperação de dados e relógio do fluxo serial no USB.
• recheio de bits / unstuffing; bit material err ou detecção.
• gerencia o currículo USB, acorde e suspenda as funções.
• Relógio de Dados Paralelos Únicos com PLL no Chip para gerar relógios de dados de série de maior velocidade.

FT233HP / FT232HP Modo de interface UART Descrição

O FT233HP / FT232HP pode ser configurado como UART com drivers de linha externa, semelhante à operação com os dispositivos FTDI FT232R. Os exemplos a seguir ilustram como configurar o FT233HP / FT232HP com uma interface RS232, RS422 ou RS485.

Configuração RS232.

A Figura 5 ilustra como o FT233HP / FT232HP pode ser configurado com uma interface UART RS232.

A Figura 5 ilustra como o FT233HP / FT232HP pode ser configurado com uma interface UART RS232.

Figura 5 – Configuração RS232

Configuração RS422.

A Figura 6 ilustra como o FT233HP / FT232HP pode ser configurado como uma interface RS422.

A Figura 6 ilustra como o FT233HP / FT232HP pode ser configurado como uma interface RS422

Figura 6 – Configuração RS422

Nesse caso, o FT233HP / FT232HP é configurado como UART operando em níveis de TTL e um dispositivo de conversor de nível (transceptor Duplex completo RS485) é usado para converter os sinais de nível TTL a partir dos níveis FT233HP / FT232HP para RS422. O sinal PWREN # é usado para ativar os shifters de nível, de modo que operam em uma corrente baixa quiescente quando a interface USB está no modo de suspensão.

A Figura 7 ilustra como o FT233HP / FT232HP pode ser configurado como uma interface RS485

Configuração RS485.

A Figura 7 ilustra como o FT233HP / FT232HP pode ser configurado como uma interface RS485.

Figura 7 – Configuração RS485

Nesse caso, o FT233HP / FT232HP é configurado como um UART operando em níveis de TTL e um dispositivo de conversor de nível (meio transceptor RS485 duplex) é usado para converter os sinais de nível TTL dos níveis FT233HP / FT232HP para RS485. Com RS485, o transmissor só é ativado quando um personagem está sendo transmitido do UART. O PIN TXDEN no FT233HP / FT232HP é fornecido para exatamente essa finalidade, e assim o transmissor permite que sejam conectados ao TXDEN. RS485 é uma rede multi-drop – i.e. Muitos dispositivos podem se comunicar uns com os outros em uma única conexão de cabo de dois fios. O cabo RS485 requer ser terminado em cada extremidade do cabo. Os links são fornecidos para permitir que o cabo seja terminado se o dispositivo estiver fisicamente posicionado em cada extremidade do cabo.

FT245 Synchronous FIFO Interface Modo Descrição

Quando o FT233HP / FT232HP estiver configurado em um modo de interface FIFO síco fifo FT245, o tempo IO dos sinais usados ​​é mostrado na Figura 8, o que mostra detalhes para acesso a leitura e gravação. Os horários são mostrados na Figura 8. Observe que apenas um ciclo de leitura ou gravação pode ser executado a qualquer momento. Os dados são lidos ou gravados na borda crescente do relógio clkout.

Figura 8 - Formações de onda de sinal de interface FIFO Síco FT245

Figura 8 – Formações de onda de sinal de interface FIFO Síco FT245.

Name Min Nom Max Units Comments
t1 16.67 ns CLKOUT period
t2 7.5 8.33 9.17 ns CLKOUT high period
t3 7.5 8.33 9.17 ns CLKOUT low period
t4 0 9 ns CLKOUT to RXF#
t5 0 9 ns CLKOUT to read DATA valid
t6 0 9 ns OE# to read DATA valid
t7 7.5 16.67 ns OE# setup time
t8 0 ns OE# hold time
t9 7.5 16.67 ns RD# setup time to CLKOUT (RD# low after OE# low)
t10 0 ns RD# hold time
t11 0 9 ns CLKOUT TO TXE#
t12 7.5 16.67 ns Write DATA setup time
t13 0 ns Write DATA hold time
t14 7.5 16.67 ns WR# setup time to CLKOUT (WR# low after TXE# low)
t15 0 WR# hold time

Tabela 17 – FT245 Synchronous FIFO Interface Timings.

Este modo usa uma interface síncrona para obter altas velocidades de transferência de dados. O chip dirige um relógio clkout de 60 MHz para o sistema externo a ser usado.

Observe que o modo FIFO assíncrono deve ser selecionado no EEPROM antes de selecionar o modo FIFO Síncronudo no Software.

FT245 FIFO SÍNCRO LEIA OPERAÇÃO

Uma operação de leitura é iniciada quando o chip drives rxf # baixos. O sistema externo pode então dirigir o OE # baixo para ativar os drivers de barramento de dados antes de confirmar os dados com o sinal Rd # indo baixo. O primeiro byte de dados está no ônibus depois do OE # é baixo. O sistema externo pode explodir os dados fora do chip, mantendo o RD # baixo ou ele pode inserir estados de espera no sinal Rd #. Se houver mais dados a serem lidos, ele será alterado no relógio após o Rd # amostrado baixo. Quando todos os dados foram consumidos, o chip dirige o RXF # alto. Quaisquer dados que aparecem no barramento de dados, após o RXF # é alto, é inválido e deve ser ignorado.

FT245 Synchronous FIFO Escrever Operação

Uma operação de gravação pode ser iniciada quando o TXE # é baixo. Wr # é trazido baixo quando os dados são válidos. Uma operação de burst pode ser feita em cada relógio que fornece TXE # ainda é baixa. O sistema externo deve monitorar o TXE # e seu próprio WR # para verificar se os dados foram aceitos. Tanto TXE # e WR # devem ser baixos para cada byte de dados a serem aceitos.

FT245 Estilo Assíncrono FIFO Interface Modo Descrição

O FT233HP / FT232HP pode ser configurado como uma interface FIFO assíncrona. Este modo é semelhante à interface FIFO síncrona com a exceção de que os dados são escritos ou lidos a partir do FIFO na borda de queda dos sinais WR # ou RD #.

Este modo não fornece um sinal clkout e não espera um sinal de entrada OE #. Os diagramas a seguir ilustram o tempo de modo de fifo assíncrono.

Figura 9 - FT245 Interface FIFO assíncrona Leia as formas de onda de sinal

Figura 9 – FT245 Interface FIFO assíncrona Leia as formas de onda de sinal

Figura 10 - FT245 Asynchronous Interface FIFO Escreva formas de onda de sinal

Figura 10 – FT245 Asynchronous Interface FIFO Escreva formas de onda de sinal

Time Description Min Max Units
T1 RD# inactive to RXF# 1 14 Ns
T2 RXF# inactive after RD# cycle 49 Ns
T3 RD# to DATA 1 14 Ns
T4 RD# active pulse width 30 Ns
T5 RD# active after RXF# 0 Ns
T6 WR# active to TXE# inactive 1 14 Ns
T7 TXE# active to TXE# after WR# cycle 49 Ns
T8 DATA to WR# active setup time 5 Ns
T9 DATA hold time after WR# inactive 5 Ns
T10 WR# active pulse width 30 Ns
T11 WR# active after TXE# 0 Ns

Tabela 18 – Tempo de FIFO assíncronos (com base nas saídas de nível de unidade padrão)

Última atualização em fevereiro 16, 2024 por driverbr

Informações adicionais

Se não souber como conectar um dispositivo adicional ao seu computador e precisar de instruções sobre como conectá-lo corretamente, use a barra de pesquisa deste site (localizada na parte superior direita de qualquer página) ou escreva para nós.

Para usar qualquer dispositivo de computador, é necessário um software (driver). Recomenda-se usar o software original incluído com o dispositivo de computador. Se você não tiver o software e não conseguir encontrá-lo no site do fabricante do dispositivo de computador, podemos ajudar. Informe-nos o modelo da sua impressora, scanner, monitor ou outro dispositivo de computador, bem como a versão do sistema operacional (por exemplo: Windows 11, Windows 10, Windows 8, etc.).

Localizar as informações do sistema operacional no Windows 11

Localizar as informações do sistema operacional no Windows 11

Em Especificações do Windows, veja qual edição e versão do Windows estão sendo executadas no dispositivo.

Como descobrir qual versão do sistema operacional está instalada no seu dispositivo Mac. No menu Apple, no canto superior esquerdo da tela, selecione Sobre este Mac. Você deverá ver o nome do macOS, como macOS Sonoma, seguido pelo número da versão. Se também precisar saber o número de compilação, clique no número da versão para exibi-lo.

instalar driverComo instalar o driver se não houver um arquivo setup.exe e como instalar o driver usando o arquivo .INF. Nesse caso, abra o arquivo baixado que deve conter o driver e use o arquivo .INF para instalar. Neste artigo, informaremos e mostraremos como instalar um driver usando um arquivo .INF.
Software para computadorSoftware essencial para qualquer computador. Se você comprou um novo computador ou reinstalou o sistema operacional, nesta página do site você encontrará todos os softwares necessários e as instruções para instalá-los. Software para sistemas operacionais: Windows 11, Windows 10, Windows 8.1, Windows 7, Vista, XP.
software de scannerSe você não conseguir encontrar um software de scanner ou não souber como usar o scanner para digitalizar documentos e fotos. Esse problema ocorre porque algumas impressoras, scanners e multifuncionais têm apenas drivers, mas nenhum software específico para gerenciar o scanner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *