6 coisas a saber ao comprar uma unidade de fonte de alimentação (PSU)

As fontes de alimentação não são tão glamorosas quanto os processadores e placas gráficas, mas são um componente crítico do PC que você absolutamente não pode ignorar. Veja o que você deve saber ao comprar um.

Quando você estiver montando um novo computador, não ceda à tentação de comprar uma fonte de alimentação (PSU) barata. A PSU fornece energia para todo o sistema, e uma fonte ruim pode fazer com que a cara placa-mãe ou placa gráfica falhe. Não corra esse risco, nunca!

PSUs não têm o mesmo valor de marketing ou brilho que as placas gráficas ou processadores. Você sabe que quer as novas CPUs Skylake da Intel e vai debater interminavelmente Nvidia vs. Radeon, mas as chances são de que você escolheria praticamente qualquer PSU, certo? Isso é um erro – que vai custar muito a você.

Isso não quer dizer que você precisa de um PSU caro. Existem modelos baratos disponíveis, que se encaixam na ideia de que é mais barato construir seu próprio PC. Mas você precisa saber o que procurar. Portanto, aqui está um guia rápido para selecionar a PSU certa sem quebrar o banco.

1. Potência contínua> Potência de pico

A potência é o número básico para ajudá-lo a distinguir de qual PSU você precisa e como ela é avaliada. Simplificando, esta é a quantidade total de watts que a PSU pode fornecer às diferentes partes do seu PC. Você encontrará modelos que fornecem 300W e alguns que vão até 1200W.

Embora os modelos anunciem esse número com orgulho na caixa, ele pode não lhe contar toda a história. Por exemplo, considere uma PSU hipotética de 500W. Se isso significa Wattagem contínua, ótimo. Se for a potência de pico, convém evitá-la. Normalmente, você pode verificar qual está na página de especificações do modelo.

A potência contínua e a potência de pico são classificações baseadas em testes do fabricante. A potência contínua indica que ele pode fornecer aqueles 500 W continuamente sem flutuações. A potência de pico indica que 500 W é a potência máxima que ele pode fornecer, mas provavelmente apenas por um minuto antes de cair.

Em termos simples de comprador, procure classificações contínuas de potência, ignore as classificações de pico de potência e ignore um produto que não anuncia sua classificação de potência contínua. Se você não sabe qual é, não se arrisque e siga em frente.

2. Quantos watts você precisa?

Nem todos os PCs são construídos da mesma forma, então a quantidade de energia de que cada um precisa é diferente. Um PC para jogos de última geração obviamente vai precisar de mais watts para funcionar do que um simples PC de escritório doméstico. Mas como você calcula a quantidade de que realmente precisa?

A Internet está cheia de calculadoras simples que farão o trabalho por você. Experimente a calculadora de fonte de alimentação Extreme da Outervision ou a calculadora de fonte de alimentação da Cooler Master. Se você sabe o que está fazendo, a versão do Cooler Master é melhor, mas se você não tiver certeza sobre quais peças a calculadora está pedindo, use a calculadora básica do Outervision.

Ambas as calculadoras lhe darão uma certa ideia de quanta potência você precisa e, dependendo de como você inseriu suas informações, sinta-se à vontade para arredondar para a fonte de alimentação mais próxima.

Na verdade, você pode até subir dois degraus. Por exemplo, se a calculadora diz que você precisa de 370 W, então uma fonte de alimentação de 400 W deve servir, mas 500 W também não seria ruim – especialmente se você planeja adicionar mais peças ao equipamento eventualmente.

3. Economize energia com PSUs eficientes

Nossa responsabilidade social para com o planeta nos obriga a não consumir mais recursos do que o necessário, então obtenha um PSU o mais eficiente possível! Mesmo se você não se preocupa com o planeta, uma fonte de alimentação eficiente ainda vai economizar muito dinheiro em sua conta de energia.

Então, o que é eficiência em um PSU? Bem, sua PSU está pegando energia CA da tomada e convertendo-a em energia CC, que é enviada para todas as partes – mas normalmente a PSU gasta alguma energia no processo de conversão. Portanto, a eficiência do PSU diz respeito a quanto ele pode converter e quão pouco ele desperdiça.

Portanto, uma eficiência de 80% indica que ele é capaz de converter 80% da energia CA em CC, enquanto a eficiência de 50% indica que ele converte 50% da energia CA em CC. Em termos ainda mais simples: uma porcentagem de eficiência maior é melhor e exigirá menos energia da tomada.

As PSUs mais eficientes são aquelas que vêm com uma classificação 80 Plus, que é atribuída por um certificador independente. Mesmo nas fontes de alimentação 80 Plus, existem diferentes níveis: 80 Plus, 80 Plus Bronze, 80 Plus Silver, 80 Plus Gold, 80 Plus Platinum, 80 Plus Titanium. (Estes são ordenados do pior para o melhor.)

Uma vantagem adicional dessas fontes de alimentação eficientes é que elas geram muito menos calor do que outras fontes de alimentação e geralmente funcionam em volumes mais silenciosos também. Os fabricantes anunciarão as fontes de alimentação 80 Plus com orgulho, mas caso você tenha problemas para encontrar informações, verifique a lista completa de fontes de alimentação 80 Plus.

4. Detalhes que você pode ignorar com segurança

Tudo até agora tem sido apenas o básico das PSUs. Como com qualquer tecnologia, você pode descobrir e ser muito mais específico sobre o que deseja ou precisa, mas se você for um iniciante, os três aspectos mencionados acima serão os mais importantes para você na sua decisão de compra.

Dito isso, há algum outro jargão que você pode encontrar ao comprar um PSU. Você pode ignorar tudo isso com segurança até estar mais familiarizado com as PSUs em geral, mas se estiver curioso sobre o que elas significam, aqui estão algumas especificações que você pode ver.

• Trilhos: Você pode obter PSUs de um ou vários trilhos. Ambos têm seus prós e contras e você não precisa se preocupar com os detalhes técnicos agora. Se você mora em uma área onde flutuações de energia ou interrupções são normais, você deve considerar o uso de vários trilhos. Para qualquer outro cenário, ou se você usar uma boa fonte de alimentação ininterrupta (UPS), basta obter uma PSU de barramento único.

• Estabilidade da tensão: se você estiver marcando todas as caixas acima, a estabilidade da tensão não será um problema. Isso basicamente se refere à capacidade do PSU de continuar fornecendo energia a 12 V sem cair.

• Cabeamento ou conectores: A menos que você esteja comprando uma fonte de alimentação especializada de última geração, você deve aceitar o cabeamento que vem na caixa. As fontes de alimentação de última geração oferecem algo chamado “cabeamento modular”, que permite instalar cabos personalizados e conectores de pino para conectar suas peças a ele. Não é importante para o usuário médio.

• AT vs. ATX: Algumas PSUs são feitas para placas-mãe do tipo AT, outras para o tipo ATX e algumas para ambos. Provavelmente, você está usando uma placa-mãe ATX padrão e precisará de uma fonte de alimentação ATX padrão, mas você pode querer verificar os detalhes da placa-mãe para garantir.

• Unidades de reparo e acessórios: Não, você não precisa de um testador de potência ou guias sobre como consertar uma PSU. Se você diagnosticar um problema com a PSU, sua única opção é substituí-la – e esperar que ainda esteja na garantia.

5. Por que você não deve baratear

Então, por que estamos insistindo em comprar uma fonte de alimentação de qualidade em vez de apenas comprar o que veio junto com o gabinete do seu PC ou modelos de marca relativamente desconhecidos? Bem, como dissemos no início, sua PSU afeta todas as partes do seu sistema de computador e pode acabar fritando circuitos no caso de uma flutuação de energia.

Mas, além disso, as fontes de alimentação de qualidade têm outros benefícios que as fazem valer a pena. Aqui estão alguns:

1. Eles duram muito tempo. Não mesmo. Provavelmente, se você comprar um PSU de qualidade agora, avaliado em cerca de 100W a 200W acima do que você precisa atualmente, também poderá usá-lo para a próxima atualização de seu PC. No mínimo, vai durar vários anos.

2. Eles têm valor de revenda! Fazendo upgrade para uma nova PSU? Você encontrará compradores para o seu antigo no Craigslist e no Ebay. Heck, você poderia até mesmo reaproveitá-lo como uma fonte de alimentação de bancada para projetos DIY.

3. Os tamanhos padronizados permitem que você seja criativo também com PSUs antigas. Como todas as fontes de alimentação geralmente têm o mesmo formato, basta encontrar um gabinete simples e você pode fazer um HTPC legal e silencioso.

6. Onde encontrar avaliações confiáveis

Os fabricantes lançam novos modelos de PSU em um ritmo rápido, e é uma peça de computador relativamente de nicho para revisores técnicos. Aqui estão algumas marcas bem conhecidas e confiáveis ​​para você começar: Corsair, Cooler Master, Antec, Be Quiet, Seasonic e XFX. Esses não são os únicos, é claro.

Depois de seguir as etapas mencionadas acima, você deve ter uma boa ideia de quantos watts precisa, quais modelos de marcas confiáveis ​​têm certificação 80 Plus para essa potência e o que se encaixa no seu orçamento. Agora é hora de realmente fazer algumas pesquisas.

Jonny Guru é considerado uma das vozes mais confiáveis ​​da Internet para aconselhamento sobre PSUs. Você pode pesquisar seu produto em JonnyGuru.com, verificar os Fóruns JonnyGuru para encontrar ajuda ou contar com sua lendária lista de níveis PSU para encontrar o modelo certo para você.

Quanto a outros sites de tecnologia em geral, Tom’s Hardware e AnandTech são renomados por suas análises aprofundadas de PSU e por terem comentaristas experientes que compartilharão informações extras e suas próprias experiências. Novamente, ambos os sites têm fóruns com uma comunidade ativa de ajudantes.

Além disso, lembre-se de dar uma olhada em nosso próprio resumo das melhores PSUs para construtores de PC. E finalmente, se você precisa de pessoas para conversar, vá para / r / BuildAPC no Reddit para descobrir quais PSUs as pessoas estão inclinando-se para estes dias.

Tem alguma dúvida sobre PSUs?

Com as marcas PSU, as experiências pessoais agregam muito valor. Portanto, diga-nos qual fonte de alimentação você possui atualmente e quais marcas ganharam ou perderam sua confiança. Eu pessoalmente mudei da Corsair para a Cooler Master e descobri que o CM tem sido muito mais confiável.

Espero que tenha ajudado! Se você tiver mais perguntas, pergunte abaixo e tentaremos ajudá-lo. Há alguma outra dica que esquecemos? Compartilhe-os conosco abaixo também!

E se você está pensando em comprar um no-break para combinar com sua PSU, aqui estão as melhores unidades no-break que você pode comprar.

Última atualização em fevereiro 16, 2024 por driverbr

Informações adicionais

Se não souber como conectar um dispositivo adicional ao seu computador e precisar de instruções sobre como conectá-lo corretamente, use a barra de pesquisa deste site (localizada na parte superior direita de qualquer página) ou escreva para nós.

Para usar qualquer dispositivo de computador, é necessário um software (driver). Recomenda-se usar o software original incluído com o dispositivo de computador. Se você não tiver o software e não conseguir encontrá-lo no site do fabricante do dispositivo de computador, podemos ajudar. Informe-nos o modelo da sua impressora, scanner, monitor ou outro dispositivo de computador, bem como a versão do sistema operacional (por exemplo: Windows 11, Windows 10, Windows 8, etc.).

Localizar as informações do sistema operacional no Windows 11

Localizar as informações do sistema operacional no Windows 11

Em Especificações do Windows, veja qual edição e versão do Windows estão sendo executadas no dispositivo.

Como descobrir qual versão do sistema operacional está instalada no seu dispositivo Mac. No menu Apple, no canto superior esquerdo da tela, selecione Sobre este Mac. Você deverá ver o nome do macOS, como macOS Sonoma, seguido pelo número da versão. Se também precisar saber o número de compilação, clique no número da versão para exibi-lo.

instalar driverComo instalar o driver se não houver um arquivo setup.exe e como instalar o driver usando o arquivo .INF. Nesse caso, abra o arquivo baixado que deve conter o driver e use o arquivo .INF para instalar. Neste artigo, informaremos e mostraremos como instalar um driver usando um arquivo .INF.
Software para computadorSoftware essencial para qualquer computador. Se você comprou um novo computador ou reinstalou o sistema operacional, nesta página do site você encontrará todos os softwares necessários e as instruções para instalá-los. Software para sistemas operacionais: Windows 11, Windows 10, Windows 8.1, Windows 7, Vista, XP.
software de scannerSe você não conseguir encontrar um software de scanner ou não souber como usar o scanner para digitalizar documentos e fotos. Esse problema ocorre porque algumas impressoras, scanners e multifuncionais têm apenas drivers, mas nenhum software específico para gerenciar o scanner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *